Sinal 3 – O sinal do engano (Mateus 24)

Em Mateus 24, Jesus nos alerta várias vezes que o fim dos tempos será repleto de ENGANOS:

  • “Vede que ninguém vos engane” (24.4)
  • “Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos” (24:11)
  • “Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis” (24:23)
  • “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (24:24)
  • “Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis” (24:26)

Estamos, hoje, vivenciando exatamente o que Jesus já havia dito há 2000 anos. O “engano” aqui referenciado por Jesus diz respeito a muitos que se farão passar por Cristo pregando um falso evangelho e também se refere aos que neles acreditarem.

Ao longo do século XX, temos visto vários exemplos do engano profetizado por Jesus.

Em 1978, na Guiana Francesa, Jim Jones cometeu um suícidio coletivo de 800 pessoas, induzidas a uma falsa pregação do evangelho. O mesmo fato se repete depois com David Koresh e seus davidianos, na Califórnia, EUA, em 1993 e em 1997, com o grupo Porta do Céu, no Texas, EUA.

Deus nos adverte em Mateus 10:28 que o perigo são aqueles que podem matar a alma, não o corpo. “Matar a alma” significa a morte eterna da alma, que acontece quando alguém morre sem aceitar ao Deus verdadeiro e a Jesus Cristo seu Filho, nosso Senhor e Salvador. Se a pessoa morre nestas condições, sua alma estará eternamente separada de Deus, no inferno.

  • Mateus 10:28
    “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”

Muitos têm “misturado” o evangelho com outras doutrinas totalmente pagãs, totalmente demoníacas. Temos exemplos clássicos, como a Nova Era, culto aos OVNI, a macumbaria, o espiritismo etc. Todas estas doutrinas também fazem uso da Bíblia, porém jamais revelam o Deus verdadeiro e triuno (Pai, Filho e Espirito Santo). Distorcem a Palavra e provocam o engano a todos que as seguem.

Para não sermos enganados, Deus nos dá, entre inúmeros ensinamentos, dois que consideramos principais:

  • Conhecer a Bíblia, conforme está em Josué 1:8
  • Testar se os espíritos são realmente de Deus, conforme 1 João 1:4

Com estes dois ensinamentos, temos condições de verificar se estamos sendo enganados ou não.

<< Voltar  

Sinais do Fim dos Tempos

Índice do Estudo do Fim dos Tempos